terça-feira, 6 de abril de 2021

Altair Lima: um gigante que navegou pelas artes

Ator foi um dos principais nomes da teledramaturgia. Com mais de quatro décadas de profissão, deixou sua marca também no Cinema e Teatro 

Nascido em Barretos/SP, em 08 de Julho de 1932, Altair Vieira de Faria Naves Pinto, artisticamente conhecido como Altair Lima, brilhou como um dos maiores atores de sua geração.

Casou-se duas vezes. A primeira com a atriz Maria Célia Camargo, com quem teve dois filhos. A segunda com a também colega de profissão e já saudosa Isabel Ribeiro, esposa que lhe deu mais três filhos. 

Em 43 anos de carreira, passou pelas principais emissoras de TV do País, como Tupi, em 1964, integrando o elenco de seu teleteatro.

Já em 1966, participou do elenco da TV Excelsior, atuando na novela Morro dos Ventos Uivantes, com direção de Dionísio Azevedo.

Ao lado de Procópio Ferreira, Rodolfo Maia e Glória Menezes, esteve na criação da primeira cooperativa de atores, com a peça A Infidelidade ao Alcance de Todos, de Lauro Cesar Muniz.

Em 1974 dirigiu o musical Godspell, estrelado por Antonio Fagundes e Lucélia Santos.

Altair Lima emprestou seu talento para muitas produções televisivas, em diferentes emissoras: Tupi, Excelsior, Record e Bandeirantes, com destaques para a primeira versão da novela A Viagem, de Ivani Ribeiro, onde viveu o protagonista César Jordão, ao lado de Eva Wilma, no papel de Dinah, de 1976, A Deusa Vencida (1965),  O Tempo e o Vento (1967), Os Imigrantes (1981) e Gaivotas (1979).  Na Globo esteve em Corrida do Ouro, de Gilberto Braga.


Lima brilhou também no cinema, nas produções Xica da Silva (1976), Um Intruso no Paraíso (1973), Fruto do Amor (1981), O Segredo da Múmia (1982), Bicho de Sete Cabeças (2001) e Narradores de Javé, este último lançado após sua morte.

Em 1988 esteve no elenco da minissérie Chapadão do Bugre, dirigida por Wálter Avancini e Jardel Mello, TV Bandeirantes.

Após uma pausa da na Televisão, em 1996 Altair retornou como o asqueroso Jacobino da novela Xica da Silva, de Walcyr Carrasco, sendo indicado para o prêmio de Melhor Ator.

O sucesso em Xica rendeu convite para participar de outra novela da extinta Manchete, Mandacaru (1997) e em seguida trabalhou na Record, onde fez Louca Paixão (1999) e Roda Viva, de 2001.


Seu último trabalho nos palcos foi com o monólogo Hamlet – Mensageiro da Agonia, então em cartaz no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo.

Curiosidades: ligação do ator com a Região de Itapetininga

Sua primeira esposa, Maria Célia Camargo, atualmente com 85 anos, nasceu em Itapetininga.

No início dos anos 1990, o ator ocupou a pasta da Secretaria da Cultura de Campina do Monte Alegre, enquanto Maria Célia, de Guapiara.

O monólogo Hamlet - Mensageiro da Agonia, chegou a ser apresentado no Centro Cultural e Histórico de Itapetininga.

Falecimento

Altair Lima faleceu na véspera do Natal de 2002, aos 66 anos, de infarto fulminante, em seu sítio, localizado em Angatuba.

Nas fotos, o ator em vários momentos.

No dia 02 de abril, fotos atuais da sepultura de Altair Lima.




 Novela Os Imigrantes deve ganhar nova reprise

A TV Brasil negocia com a Band os direitos de exibição de Os Imigrantes, considerada um marco da teledramaturgia brasileira.

Escrita por Benedito Ruy Barbosa e dirigida por Atílio Riccó, com supervisão de Antonio Abujanra, o folhetim foi exibido entre 1981 e 1982, em 459 capítulos, com um elenco de150 capítulos, incluindo Altair Lima, Rubens de Falco e Othon Bastos, que protagonizaram a trama.

Como sugere o título, a novela contou a saga dos imigrantes que ajudaram a construir o Brasil, deixando seus países em busca de uma vida melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário